Burundi à beira de uma guerra civil

Intervention du directeur de la Radio BUJUMBURA Internationale sur la chaine TSF Radio Noticias du Portugal au micro de la journaliste Margarida Serra.

Capture plein écran 09112013 220608Os ataques começaram há uns dias por causa da reeleição do presidente para um terceiro mandato, algo considerado inconstitucional.

Esta quinta-feira de manhã foram muitos os jovens que estiveram nas ruas a protestar e as forças governamentais saíram para reprimi-los.

Ciramunda Richard, diretor da rádio internacional de Bujumbura, diz que a violência desta vez foi mais grave e patrocinada pelo Governo, que já tinha usado a força para conseguir que as eleições se realizassem.

Nesta altura há corpos nas ruas da capital e relatos de pessoas tiradas de casa durante a noite e mortas. Tudo isto num país onde houve, há dias, uma tentativa de golpe de estado falhada e onde há todos os ingredientes para uma guerra e genocídio.

Ciramunda Richard disse à TSF que « estamos a um passo de uma nova guerra civil. Todos os sinais apontam para uma rebelião e um genocídio politico e étnico. »

As pessoas estão com medo e há muitos políticos do Burundi na Europa a incentivarem um conflito entre tutsis e hutus.

Até agora, e segundo os dados de Ciramunda Richard, foram mortas cerca de 600 pessoas. O regime fala apenas em 400.

17 de DEZEMBRO de 2015, Margarida Serra, http://www.tsf.pt/internacional/

Une réflexion sur “Burundi à beira de uma guerra civil

Laisser un commentaire